Gozações aparentemente inofensivas que ocorre entre colegas de classe,de rua ou de qualquer grupo social,são algumas atitudes que tem causado muitos problemas em crianças,adolescentes e até em adultos.
È conhecido na língua inglesa como bullying. Como não existe tradução fiel para o português é chamado de violência simbólica ou vilipendio. A instituição inglesa Anti-Bullying define a pratica como "o ataque intencional, repetitivo ou persistente contra uma pessoa quando a desequilíbrio de poder".
As vítimas geralmente são pessoas que trazem algum problema.
Obesidade, diferenças religiosas, de raça e orientação sexual.
Dificuldade de aprendizado também é um fator motivador dos ataques.Essas diferenças são tomadas como justificativas pelos agressores para ferir o outro e estabelecer uma relação de poder.
Esse tipo de constragimento não está sendo vivido apenas entre os colegas de classe mas também entre professores e alunos.
Algumas pessoas reagem às provocações da pior maneira: como no ataque ao instituto Columbine [EUA] em 1999 ou como aconteceu com o finlandês Pekka-Eric Auvinen, 18, que matou oito pessoas na sua escola.
Os psicólogos dizem que muitas vezes o agressor, não se dar bem com a família ou já sofreu violência em casa e como defesa dispara sua revolta contra quem estar ao seu redor.Ele apenas está repetindo um comportamento.
Não se descarta que um caráter maldoso, também, pode ser o motivador dessa violência.
Mas para entender o que realmente estar por trás desse comportamento é preciso conversar com o agressor para encaminhá-lo a tratamento psicológico.
Pois o agressor pode se Doente.
Fiquem com Deus!
Beijoos!